Serviços essenciais, tarifas, custos, impostos e qualidade
A falta de atenção dos formadores de opinião e até de
políticos honestos (existem) é o principal “custo Brasil”, ou melhor, a origem
da falta de competitividade, inflação, redução do poder aquisitivo do
contribuinte, corrupção, incompetência etc.
Governos conscientes de suas maldades se esforçam para
distrair o povo mais ingênuo, um exemplo disso é a criação de inimigos internos
e externos, algo extremamente eficaz de acordo com os especialistas em
política, até a construção de chafarizes e arenas.
No Paraná discute-se o transporte coletivo urbano e
metropolitano. Parece que aos poucos os líderes da comunicação entram no mérito
real desse e de outros serviços essenciais.
Em Curitiba passamos por situações emblemáticas como um
edital de concessão do transporte coletivo curitibano delegado a quem pagasse
mais, além de outras exigências técnicas incompreensíveis. Passou!!!
Agora o debate sobre tarifas, tecnologia e a integração.
Sobre a responsabilidade do Poder Concedente, custos para os
usuários e os impostos, taxas e encargos ganhamos duas opiniões de
especialistas de renome publicadas no dia de hoje, 22 de maio de 2013, no
Jornal Gazeta do Povo, aliás, um periódico em tempos áureos de sua longa
história de lutas e cidadania. São imperdíveis e base para o Ministério
Público, PROCON e o Poder Judiciário atuarem, se houver vontade real de
corrigir situações esdrúxulas em nossa terra varonil; queremos, portanto,
recomendar a leitura atenta, releitura e debates em torno de (As distorções do pacto federativo, 2013) e (Transporte público mais barato, 2013) .
Que pacto federativo é esse em que vivemos? Para que serve?
A ditadura federal se reflete na concentração de impostos na
União e a forma arbitrária com que dispõe do dinheiro do contribuinte e das
vítimas dos impostos indiretos para fazer demagogia, conquistar segundos no
horário político e arrecadar votos para projetos tirados dos bolsos dos coletes
dos donos do poder.
No Paraná a incapacidade de gestão do dinheiro do
contribuinte, apesar da enorme máquina administrativa, aparece em mudanças como
a criação do “caixa único”, dando ao governo [inacreditavelmente por uma
Assembleia apressada em agradar o Poder Executivo (Em dia de rebelião da
base governista, Assembleia aprova conta única, 2013) ] o direito de “esquecer”
obrigações constitucionais em áreas críticas e gastar onde lhe aprouver.
O transporte coletivo é a versão local (municipal) dos
desmandos que se tornaram a marca do Brasil, fazendo dessa terra maravilhosa o
abrigo de tanta velhacaria ou pura e simples inabilidade de administração dos
recursos públicos.
Dissemos que o transporte coletivo é um exemplo clássico de
desvirtuamento das obrigações do Governo e aqui encontramos de tudo, desde a
vontade desesperada de fazer um metrô a qualquer custo até a colocação em
serviço de ônibus sofisticados, quando simplesmente a adoção de veículos
modernos e justados às nossas necessidades [ (ônibus de
piso rebaixado - ACESSIBILIDADE ) , (Sistema de ônibus curitibano perdeu 14 milhões de usuários em 4 anos,
2012) ,
(Torcedor do Coritiba é morto em ônibus antes de
clássico paranaense, 2013) , (Cascaes, Ônibus é isso) ] trariam de volta
seus usuários, mais ainda se a cidade corrigisse suas calçadas e desse
segurança ao pedestre [ (Estatuto da
Cidade) ,
(Cidadania de Pé no Chão) , (Cascaes, Cidade do Pedestre) ].
O trágico é que a cidade de Curitiba teve momentos
fantásticos como a criação das canaletas, calçadão da Rua Quinze (Rua das
Flores), terminais de integração, bilhetagem automática etc. A capital do
Paraná foi modelo para inúmeras outras cidades do Brasil e do exterior, e agora?
Corremos o risco de desencaminhar aqueles que aprenderam aqui.
Em Bogotá podemos encontrar o (TransMilenio) , ilustrando o que
falamos e que vimos operando num sistema viário exemplar (canaletas,
passarelas, calçadas, abrigos etc.).
Tivemos e provavelmente teremos aumentos de tarifas, em parte
porque a cidade está sem recursos para cumprir suas obrigações, afinal, como já
dissemos inúmeras vezes, o município que produz e paga impostos precisa
sustentar os desmandos federais e estaduais (e municipais), mas também em
consequência de critérios equivocados de outorga de responsabilidades inerentes
à cidade que acaba gastando mais e prestando serviços piores.
Resumindo, é de chorar quando vemos editais de privatização
de serviços essenciais sendo delegados a quem pagar mais pelo direito de
explorar o povo (em todos os sentidos), pode?
É evidente que o concessionário fará de tudo para não cair
no prejuízo, assim perdemos qualidade de serviços, confiabilidade, modicidade
tarifária etc. e sustentamos favores aos poderosos que fiscalizam e decidem...
Cascaes
22.5.2013
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Cidade do Pedestre:
http://cidadedopedestre.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (29 de 3 de 2013). Auditoria URGENTE
no sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba - das catracas aos ônibus .
Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia:
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/03/auditoria-urgente-no-sistema-de.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Ônibus é isso. Fonte: O
Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia: http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html
Cidadania de Pé no Chão. (s.d.). Acesso em 30 de 4 de 2012, disponível em
Cidade do Pedestre:
http://cidadedopedestre.blogspot.com.br/2010/01/cidadania-de-pe-no-chao.html
DIEGO ANTONELLI, G. B. (2 de 6 de 2012). Sistema de
ônibus curitibano perdeu 14 milhões de usuários em 4 anos. Fonte: Gazeta do
Povo:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1261341&tit=Sistema-de-onibus-curitibano-perdeu-14-milhoes-de-usuarios-em-4-anos
Federal, S. (s.d.). Estatuto da Cidade. Fonte:
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http://www.senado.gov.br/senado/programas/estatutodacidade/perguntas.htm
Moreira, G. (12 de 5 de 2013). Torcedor do Coritiba
é morto em ônibus antes de clássico paranaense. Fonte: Terra: http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/torcedor-do-coritiba-e-morto-em-onibus-antes-de-classico-paranaense,c0a7ceedaba9e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html?ECID=BR_RedeSociais_Twitter_0_Noticia
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Reis, A. (s.d.). ônibus de piso rebaixado -
ACESSIBILIDADE . Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia
A opção pelo transporte coletivo urbano:
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2012/12/blog-post.html
SCOZ, M. (29 de 12 de 2012). Ônibus híbridos inflam
tarifa técnica. Fonte: Gazeta do Povo:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1331481&tit=nibus-hibridos-inflam-tarifa-tecnica
Sérgio Roberto Maluf, C. E. (22 de 5 de 2013).
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TransMilenio.
(s.d.). Fonte: Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/TransMilenio
Voitch, G. (22 de 5 de 2013). Em dia de rebelião da
base governista, Assembleia aprova conta única. Gazeta do Povo, Vida Pública,
p. 13.
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