segunda-feira, agosto 06, 2012

Bug Solar

Um comentário:

  1. Luis Eduardo Knesebeck9 de agosto de 2012 às 09:05

    A mídia está alvoroçada com um recente alerta dado pela NASA. Nele o órgão americano preve uma série de tempestades solares nos próximos meses, com maior intensidade em 2013, que ocorrerão em todo o mundo.

    A partir desta informação (não foi possível localizar na internet o documento origem nem uma manifestação do governo americano que supostamente trataria deste assunto) está se prevendo até um enorme colapso na rede de eletricidade americana, devido a uma falha generalizada em vários transformadores do 'grid'. Diferentemente do mesmo evento que teria ocorrido no ano de 1859, quando o grau de industrialização e uso da eletricidade era incipiente - para se dizer o mínimo - os reflexos nos dispositivos que utilizam de eletricidade e eletrônica seriam catastróficos, segundo especulam.

    É de se pensar se este alerta e os subsequentes não poderiam vir a provocar efeitos semelhantes ao famoso "bug do milênio" da década de 1990. Naquela época houve um formidável consumo de recursos para prevenir uma falha catastrófica nos computadores, que não estariam preparados para a mudança no dia 31/12/1999. Apesar da intensa mobilização em escala mundial que ocorreu, nunca se comprovou efetivamente que a catástrofe apregoada não ocorreu pelas medidas tomadas ou, simplesmente, pela inexistência em grande escala do suposto problema! Mas seguramente muitas empresas, principalmente de consultoria e informática, ganharam muito dinheiro com o evento.

    Por isto, talvez seja bom ter um pouco de calma. Ou por outra, aproveitar e fazer uma reflexão sobre a nossa atual dependência da eletricidade...

    Luis Eduardo Knesebeck (luis_eduardo_knesebeck@yahoo.com.br) é Conselheiro Master da Associação de Profissionais da Copel e Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Investimentos Iguaçu.

    ResponderExcluir

olhando ônibus, ruas, NY, e conversando com o Áurio

https://www.novayork.net/onibus