sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Gestão técnica e relações políticas no Setor Elétrico


Os governos passam, as contas ficam e ...
No processo de privatização das concessionárias e para dar ao Brasil a segurança da gestão técnica eficaz e coordenada foram criadas as agências reguladoras no Brasil. Paralelamente e gradativamente outras autarquias e unidades de planejamento e operação apareceram, todas com recursos gerados por encargos e taxas de administração, tudo para que fossem independentes do Governo. Estrutura cara, mas propagandeada como essencial à boa gestão.
Para a base política os diretores dessas deveriam se submeter a sabatinas, contratos de gestão e publicidade dos seus trabalhos. Órgãos de fiscalização (Tribunal de Contas, Poder judiciário e Ministério Público) seriam ferramentas de vigilância severa.
O Setor Elétrico foi alvo de atenção máxima. Tem uma constelação de órgãos que afetam sua existência, assim como um Ministério das Minas e Energia que naturalmente deve representar a vontade dos governantes de plantão.
Boas intenções não suficientes no Brasil, lamentavelmente.
O cerceamento e controle da pior política aconteceram logo com o contingenciamento de verbas e o conceito de que os agentes (investidores, empreendedores, associações de grandes consumidores e similares e no alto nível das finanças) prescindiriam da vontade direta dos consumidores da planície. É fácil sentir isso, grandes seminários e congressos raramente contam com a presença do IDEC, PROCONs, Ministérios Públicos e entidades menores de representação dos consumidores comuns.
A dependência dos humores do Banco Central, do Ministério do Planejamento e outros representantes do Poder Executivo tem sido uma tragédia assim como a aparente influência até sexual na indicação de membros das agências e outros órgãos estratégicos.
O debate sobre a qualidade e diretrizes da gestão dos serviços essenciais precisa voltar a ter força. É público e notório que, apesar das campanhas e discursos, não estão agradando nosso povo mais esclarecido. Se alguma ilusão existe é por falta de informação.
É impossível para quem não está dedicado em tempo integral analisar detalhes, ir a campo para verificação da veracidade de informações, saber com segurança o que está acontecendo.
Podemos, contudo, avaliar resultados.
Sentimos os efeitos da atuação de tudo isso diariamente [ (ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica), (CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), (EPE - Empresa de Pesquisa Energética), (MME - Ministério de Minas e Energia), (ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico)] na qualidade e nos custos da energia elétrica (falando apenas do Setor Elétrico).
Pagamos a conta e impostos, sofremos ou lucramos com a qualidade do produto e serviços, o futuro de nosso povo depende dessas entidades, devemos silenciar?
A dependência do Poder Político é perigosa diante do que constatamos até nas CPIs (a maioria parando no meio do caminho). A necessidade de agradar eleitores e patrocinadores de campanha assusta. A distância dessas entidades da maioria da população é ruim. A sofisticação mal traduzida incomoda. A sensação é a pior possível quando ouvimos declarações distantes da precisão técnica de pessoas nomeadas para defender o povo.
O que fazer?
Felizmente temos as redes sociais, serão úteis até os projetos de censura similares aos de outros países governados por caudilhos e ditadores perpétuos começarem a mostrar seus dentes.
Nosso povo está entorpecido pelas festas, praias, feriados e feriadões a qualquer título. Essa alienação está gerando contenciosos e riscos excessivos.
O que fazer para termos segurança, confiabilidade, transparência, razoabilidade e competência técnica na coordenação e gerência dos serviços essenciais?

Cascaes
28.2.2014

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. (s.d.). Fonte: ANEEL: http://www.aneel.gov.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Serviços Essenciais: http://servicos-essenciais.blogspot.com.br/
EPE - Empresa de Pesquisa Energética. (s.d.). Fonte: EPE: http://www.epe.gov.br/Paginas/default.aspx
MME - Ministério de Minas e Energia. (s.d.). Fonte: MME: http://www.mme.gov.br/mme
ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. (s.d.). Fonte: ONS: http://www.ons.org.br/home/



Nenhum comentário:

Postar um comentário