quinta-feira, julho 25, 2013

Médicos, prepotência, corporativismo e teses mal conduzidas


Poucas vezes os brasileiros se viram diante de uma situação tão absurda quanto a gerada pela proposta de importação de médicos cubanos, feita de forma confusa, estranha e prepotente.
A titular da Presidência foi pessoa com poderes excepcionais no Governo anterior, teve, portanto, tempo para colocar essa questão com antecedência e de forma democrática, expondo a disposição de atender quem precisa de assistência médica ou (???).
A impressão dada pelo Planalto é a de improvisação e afirmação de autoridade, querendo conquistar o povo mais humilde após o vexame sofrido em junho deste ano.
O desastre, contudo, completou-se com a reação desinteligente de entidades médicas, incapazes, por exemplo, de perceber que o rigor de luxos corporativos está muito longe do Brasil que precisa recorrer a curandeiros e chás, pois nem receita médica para comprar um antibiótico é capaz ou possível.
Mais ainda, que competição terão de médicos em cidades e vilas que não sabem nem onde ficam (exceto consultando sistemas de busca)?
Sabemos que muitas doenças são fatais se não forem resolvidas rapidamente.
Nesse Brasil tropical com baixíssima densidade populacional e sem autopistas, aeroportos, trens de alta velocidade e disposição para atender os mais pobres é utopia imaginar, em curto prazo, uma solução diferente do que flexibilizar rigores médicos e levar ao interior médicos, enfermeiros, farmacêuticos assim como olhar com mais seriedade a medicina não convencional.
Os ânimos estão exaltados e a radicalização política ganha espaço. Inacreditavelmente ainda prevalecem convicções pré-históricas, não se aproveitando ensinamentos que do passado tivemos como excelência, o de amor ao próximo e respeito mútuo.
Precisamos de um armistício, baixar a poeira e debater em todos os cantos do Brasil, principalmente onde não existem médicos e hospitais, como mudar no menor prazo possível o atendimento médico, clínico, laboratorial, hospitalar etc. em todos os seus aspectos.
Não podemos fazer milagres, mas até Chico Xavier mostrou o que gente especial é capaz de fazer.
O teatro do absurdo se instala no Brasil, prejudicando a todos. Para quê?
Graças aos jovens demos ao mundo um exemplo pacífico (quem promoveu a violência?) de mobilização a favor de questões essenciais.
Estamos chegando a agosto, mês assustador no Brasil. Constatamos que descremos de nossas autoridades, não sem razão. Isso significa a necessidade de em todos os clubes de serviço, ONGs, associações discretas e secretas, universidades, associações de bairros, favelas pobres e milionárias assumirmos a discussão da questão médica, assim como de outras, em especial a corrupção que nos leva a duvidar inclusive de remédios genéricos.
Podemos, aproveitando o momento até de pânico em todos os níveis de governo, colocar com firmeza boas propostas com excelentes chances de sucesso.
Podemos imaginar tudo, menos a de que os governantes, principalmente do Poder Executivo (municípios, estados e União) queiram fazer más administrações.
Corruptores e corruptos devem estar preocupados...
Junho pode se repetir com mais intensidade.

Cascaes
25.7.2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário