quarta-feira, dezembro 26, 2012

Situação do Brasil - Energia Elétrica - final de dezembro de 2012



De: João Carlos Cascaes [mailto:jccascaes@onda.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 06:05
Para: o-copeliano@googlegroups.com; quixotando@googlegroups.com; Loja Maçonica Sol da Liberdade 131
Assunto: Energia Elétrica

Vejam com atenção, página a página, o portal:
e tirem suas conclusões.
Uma pergunta, é hora de baixar tarifas de energia elétrica?
Por melhores que sejam as intenções do Governo Federal estamos em situação crítica.

Abraços

Cascaes
26.12.2012

3 comentários:

  1. Esta manobra do governo esta parecendo o processo inverso das privatizações, pois vejamos:
    -Se o governo tentasse reestatizar as empresas do setor elétrico que hora estão privatizadas, teria que pagar fortunas ( a exemplo dos pedágios do Paraná);
    -Com a atual política, com certeza não se interessarão em renovar as concessões e devolverão ao governo sem este pagar nem um tostão, pois todo os investimentos feito no setor tem origem monetária do BNDS, o qual é do governo;
    - talvez as empresas que hoje administram muito bem este patrimonio publico (a exemplo da Copel) entraram neste bolo por nao se poder fazer discriminação, mas quando todo o patrimonio retornar ao poder público acho que sairão muito bem, pois são elas que gerenciarão e mantenerão todo este patrimonio;
    - Acredito que o governo federal, sabendo que a energia elétrica é a lcomotiva do progresso, não faria algo que viesse a prejudicar o setor e diretamente prejudicaria a evolução deste progresso. Nas entrelinhas desse ato do governo lea-se "REESTATIZAÇÃO DO SETOR ELETRICO A MEDIO PRAZO".
    - Rezo para que seja isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado!
      Acho que já é hora de serem reduzidas as tarifas, revistas as políticas de manutenção do sistema elétrico (além das empresas privadas, tanto as grandes estatais do setor - Cemig, Cesp e Copel - quanto as de menor importância) não vêm fazendo quase nenhum tipo de investimentos e ainda negligenciam a manutenção de seus equipamentos - usinas, linhas e redes, substações, etc., sem que o Governo possa fazer muito para evitar isso. Vide os últimos apagões: quase todos gerados por falta de manutenção preventiva (os desligamentos dos aeroportos do Rio são claro exemplo disso: a Light não investe nada no sistema, exceto naquilo que aumenta seus lucros).
      Assim, é hora do povo entender que a retomada das concessões será benéfica ao País!
      Ricardo Balestra

      Excluir
  2. Cascaes:
    Note que os picos de consumo, mesmo no sul do país, estão vinculados a picos de temperatura, o que indica que sistemas de refrigeração possuem grande parte da responsabilidade pelos "stresses" de carga. O fato é que nunca se vendeu tanto ar condicionado, especialmente com as novas técnicas construtivas importadas dos EUA, intensivas no controle por ar condicionado (troca da alvenaria - que tinha alta capacidade térmica - por isolantes tipo dry-wall).
    "Linkando" com a questão da mobilidade, o desperdício se consolida pois nossa matriz pode ser considerada interligada quando desperdiçamos combustíveis nos automóveis privados individuais que poderiam mover moto-geradores.

    "Linkando" com a questão da mobilidade, o desperdício se consolida pois nossa matriz pode ser considerada interligada quando desperdiçamos combustíveis nos automóveis privados individuais.

    ResponderExcluir