domingo, maio 15, 2011

As concessionárias de serviços públicos e as PcD, os idosos e as pessoas doentes

Quantas concessionárias de serviços públicos existem no Brasil (estatais, mistas, autarquias etc.)? Quanto aplicaram em pesquisas e serviços para melhor atender seus clientes e colaboradores com deficiência graves ou médias? Qual são os planos e metas dessas concessionárias para obedecer a legislação existente em relação a idosos e pessoas com deficiência(s)?
Precisamos, devemos e podemos agir para saber e cobrar soluções. Felizmente o Brasil já pode até fazer trens de alta velocidade (Ministério dos Transportes e ANTT), por quê não investir a favor do bom serviço a todos os brasileiros?
Note-se que existem instrumentos fiscais e outros que capitalizam um fundo dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento gerido pelo Ministério das Ciências e Tecnologia – MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) - [nome pomposo] e denominado FINEP (O que são os fundos de C&T) assim como de outros ministérios, ou seja, podemos e devemos desenvolver produtos que viabilizem a inclusão total das pessoas com deficiência, até onde a ciência o permitir.
O que realmente incomoda é a pouca atenção, objetividade e eficácia, após tantos anos de discussões e análises, na forma de agir das empresas que deveriam ser modelo de respeito ao cidadão. Afinal as concessionárias de serviços essenciais, principalmente, são extremamente invasivas e seus serviços se refletem na qualidade das calçadas, nos obstáculos que todos enfrentam transitando pelas cidades, nas possibilidades de aproveitamento máximo da energia, telecomunicações, vias públicas etc. a favor do povo, ou não?
Vendo a mídia das empresas dedicadas a serviços essenciais até parece que devem, acima de tudo, ter lucros absurdos e depois a menor tarifa, simplesmente. O serviço adequado, necessário e no mínimo suficiente a todos parece fora de discussão, talvez por transcender a compreensão da maioria das pessoas.
Do jeito que as empresas trabalham, não apenas têm padrões de qualidade discutíveis como atendem, com certeza diante do que poderiam fazer, abaixo do desejável ao idoso, à PcD, ao indivíduo doente ou com deficiência gradativa. Nas cidades essa agressão é mais do que evidente, fruto, talvez, de décadas de penúria e da transformação institucional constante, que agora faz de antigas empresas de interesse público alvo de negócios privados, simplesmente, e instrumentos de aplicações rentáveis até para fundações das estatais.
È simplesmente humilhante sentir a alienação de alguns dirigentes e políticos, sempre deslocando para baixo, para algum subalterno decisões que seriam deles, políticas e adequadas ao nível de decisão que têm.
Felizmente resta-nos o “Juris Esperniandis”, o último grau de recurso que podemos usar.
Não deveria ser assim, afinal as “esquerdas” agora mandam no cenário político nacional. Nada mais justo do que esperar soluções. O drama é a mania das reuniões, da hierarquia sagrada nos organogramas totalitários e a simples e pura desonestidade intelectual.
Está na hora de agir com mais vigor, mais tenacidade a favor de nossas causas, enterradas em comissões, conselhos, registradas em leis, decretos e estatutos desprezados etc.
Podemos mudar muito e rapidamente. Algumas leis desinteligentes são municipais, bastando suas Câmaras de Vereadores terem a lucidez da necessidade de ajustes. Outras sobem mais e algumas ficam lá em nossa Versalhes, onde a Corte esquece o Brasil.
Não podemos desistir, contudo, de viver num país decente e justo.
Cascaes
15.5.2011

Obras Citadas
Ministério da Ciência e Tecnologia. (s.d.). Acesso em 1 de dezembro de 2010, disponível em Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia: http://www.finep.gov.br/fundos_setoriais/fundos_setoriais_ini.asp
Ministério dos Transportes e ANTT. (s.d.). Estudos de Viabilidade - TAV. Acesso em 23 de 1 de 2011, disponível em TAV Brasil - trem de alta velocidade: http://www.tavbrasil.gov.br/
O que são os fundos de C&T. (s.d.). Fonte: Financiadora de Estudos e Projetos: http://www.finep.gov.br/fundos_setoriais/fundos_setoriais_ini.asp?codSessaoFundos=1
Projetos, A. F.-F. (s.d.). FINEP. A Empresa, p. http://www.finep.gov.br/o_que_e_a_finep/a_empresa.asp?codSessaoOqueeFINEP=2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário